Alongamento e faixa ‘japonesa’ aliviam dores de gestantes, demonstra pesquisa

(1) comentários

crescimento do bebê

Minhas gestantes têm me perguntado se existe alguma cinta para usar durante a gestação para diminuir as dores na coluna e o peso em baixo ventre…
Vai então uma dica desse artigo que vocês mesmas podem fazer a faixa japonesa ou podem comprar uma Faixa elástica para sustentação maternity por exemplo é essa da Hope!



Cinta com fecho de velcro para acompanhar o crescimento da barriga. Indicada para uso durante a gestação. Ajuda na correção postural, divide o peso da barriga e evita o estiramento da pele.

RAQUEL DO CARMO SANTOS

A autora da pesquisa, Flávia Silva Novaes, e gestante com faixa: estimativas apontam que lombalgia atinge50% das grávidas (Fotos: Antoninho Perri)

A utilização de uma faixa-suporte e a adoção de exercícios de alongamentos podem aliviar as dores nas costas causadas pela lombalgia, motivo de queixa de grande parte das gestantes. A faixa-suporte, uma antiga tradição da cultura japonesa, foi testada em 17 grávidas que realizaram pré-natal nos Centros de Saúde do Jardim Santa Mônica, do distrito de Barão Geraldo e do bairro Village. Já os exercícios de alongamento tiveram 16 voluntárias dos mesmos locais. “Os dois grupos de grávidas relataram o alívio da dor após o início dos testes. Isto significa que ambos os métodos poderiam ser recomendados para quem está sofrendo com o incômodo na gestação”, destaca a autora da pesquisa, Flávia Silva Novaes, que foi orientada pela professora Antonieta Keiko Kakuda Shimo.

Flávia é educadora física e apresentou dissertação de mestrado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Seu objetivo ao propor as duas alternativas para o alívio das dores nas costas foi contemplar um público que não pode ingerir medicações em razão do estado em que se encontra. Além disso, estimativas apontam que 50% das gestantes sofrem com lombalgia. O problema pode resultar, inclusive, na perda das capacidades funcionais. “O aumento do peso da barriga já consiste em um problema para a grávida realizar suas atividades domésticas. Com dor, este quadro fica ainda pior”, argumenta.
Após a aplicação dos testes por três semanas, no último trimestre de gestação, Flávia utilizou escalas de dor, numérica e de carinhas para avaliar a evolução do quadro e saber em que medida os métodos foram eficientes, para traçar um perfil de cada voluntária. Pelo relato, na maioria das gestantes – cerca de 80% –, a dor lombar teve início entre o quarto e sexto mês de gravidez. A maioria também apontou que a dor era diária, principalmente nos períodos vespertino e noturno. Segundo os relatos, as grávidas sentiam “queimação”, incômodo e pontadas.

Faixa Japonesa

A seqüência de exercícios de alongamento foi elaborada pela própria pesquisadora, fundamentada na literatura e na vivência profissional de atividades físicas para gestantes. Eles foram aplicados durante 30 minutos, três vezes por semana. Já no caso da faixa-suporte, o uso foi diário. Ela foi colocada entre o quadril e a parte mais baixa do abdômen. A faixa pode ser confeccionada com tecido de algodão, com seis metros de comprimento e 30 centímetros de largura. De fácil colocação, a gestante pode ajustá-la de forma a ficar mais confortável. “Seu custo é baixo e ela pode ser confeccionada pela própria grávida. Até por isso, resolvi realizar os testes em pacientes de Centro de Saúde, por acreditar ser uma opção para as freqüentadoras”, esclarece a educadora física.

* Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2008/ju417_pag04.php#

Este artigo pertence ao http://gestavida.blogspot.com/
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Ícone compartilhar | GestaVida Blog compartilhar
Ícone comentarios | GestaVida Blog VER COMENTÁRIOS
Autor do Post | GestaVida Blog
Escrito por:

GestaVida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(1) Comentários
  • Registro

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. https://www.binance.com/pt-BR/register?ref=YY80CKRN

  • Bia

    Adorei a Dica!! ;)

Inscreva-se na
Trilha da Gestante Gestavida

e receba conteúdos
feitos para você