Pilates na Gestação – Exercícios para aliviar dor lombar

(0) comentários

Dor lombar como alíviar

Vi essa postagem hoje em um blog de pilates e resolvir postar para vocês.. Exercícios para  aliviar a dor na coluna, retirei do blog: villa marianna

Aprenda a fazer cinco exercícios que ajudam a combater algumas dores que a gravidez causa no seu corpo!

A alegria de ser mãe é indescritível. Esperar ansiosamente pela chegada do seu bebê depois de longos nove meses não é uma tarefa fácil, ainda mais quando dores nas costas, quadris e pernas atrapalham qualquer movimento que você faça. Ainda bem que existem alguns exercícios que ajudam muito para diminuir as dores que a gravidez causa em nosso corpo. Pensando nisso, nós conseguimos um passo-a-passo da Marla Lopes Coimbra, fisioterapeuta e educadora da Physio Pilates – Polestarbem fácil de fazer para as futuras mamães! Tudo o que você vai precisar é de uma bola própria para o treinamento de pilates!
Ex 1- “Assisted Squat” (com bola na parede)
Posição inicial: Em pé, apoiada com uma bola na parede, pés em rotação externa, pernas separadas.
ImagemImagemImagem
Movimento: Enquanto inspira, agachar dobrando os joelhos, mantendo-os rodados para fora. Retornar subindo o corpo, esticando os joelhos na expiração. A bola movimenta-se para baixo e para cima junto com o corpo para dar assistência ao movimento.
Objetivo: Fortalecer os membros inferiores, principalmente a coxa; mobilizar as articulações do quadril-joelho e tornozelo para garantir nutrição e melhorar a circulação sanguínea; melhorar a ativação e flexibilidade da musculatura adutora e assoalho pélvico; treino funcional para agachar e sentar.
Ex 2 – “Supine Stretch” (na bola)
Posição inicial: Deitada na bola, mãos na nuca, joelhos fletidos e rodados para fora, pés separados.
ImagemImagemImagem
Movimento: Esticar cuidadosamente as pernas movendo a bola para trás durante a expiração. Fazer algumas respirações nessa posição de alongamento, tentando alongar os cotovelos para trás e as pernas para “longe” do corpo. Voltar lentamente dobrando as pernas e repetir. Cuidado ao sair da bola, preferir descer agachando até o chão, subindo a cabeça devagar para evitar sensação de tontura e espasmo abdominal.
Objetivo: alongar toda cadeia anterior do corpo (abdômen, peitoral, musculatura anterior de coxa) enquanto faz extensão passiva.
Ex 3 – “Mermaid” (na bola)
Posição inicial: Sentada com pernas em posição de “Z”. Bola ao lado do corpo, mão apoiada na bola com braço esticado.
ImagemImagemImagem
Movimento: Inspirar e empurrar a bola lateralmente. Enquanto a bola vai se afastando para longe do corpo, inclinar o tronco para o lado e subir o outro braço, alongando-o por cima da cabeça. Inspirar nessa posição de alongamento e expirar desfazendo o movimento, retornando a bola e o corpo para posição que iniciou o exercício. Tentar fazer o exercício “crescendo” a coluna durante todo o movimento. Repetir com o outro lado.
Objetivo: Alongar a musculatura lateral do corpo (da cintura ao braço); melhorar a mobilidade do quadril; indicado para diminuir a sensação dolorosa entre as costelas, muito comum nas grávidas.
Ex 4 – “Mermaid com flexão-extensão” (na bola)
Posição inicial: Sentada com pernas em posição de “Z”. Bola ao lado do corpo, as duas mãos apoiadas na bola com braços esticados. Coluna alongada em posição neutra.
ImagemImagemImagem
Movimento: Durante a expiração, empurrar a bola para frente enquanto enrola a coluna em flexão. Inspirar e voltar desenrolando a coluna progressivamente, voltando a cabeça por último. Seguir inclinado o corpo para trás (no sentido oposto) e estender a coluna abrindo o peito.
Objetivo: Mobilizar a coluna em flexão-extensão combinada com leve inclinação, permitindo alongamento e nutrição da coluna; indicado para aliviar dores na coluna.
Ex 5 – “Standing Hip Stretch” (na bola)
Posição inicial: Meio ajoelhada, com uma perna à frente do corpo, mãos na bola.
ImagemImagemImagem
Movimento: Transferir o peso do corpo para frente, enquanto estica a perna de trás e flexiona a da frente. Manter a coluna alongada e a ideia da perna de trás “crescendo” para longe do corpo. Manter o alongamento e voltar cuidadosamente para posição de início.
Objetivo: alongamento dos músculos anteriores da coxa e abdômen inferior; fortalecimento das pernas; equilíbrio.
Esses cinco exercícios práticos e fáceis de aprender podem fazer uma diferença notável no seu dia-a-dia! Melhor ainda é procurar um local para praticar Pilates e ser acompanhada por profissionais que garantem o bem-estar de cada aluno.

Autora da Série: Marla Lopes Coimbra- fisioterapeuta e educadora PHYSIO PILATES – POLESTAR
Modelo das fotos: Waneska Cézar- dançarina e educadora PHYSIO PILATES – POLESTAR
Revisão Geral: Alice Becker –presidente da Physio Pilates e difusora da técnica no País
Venha se exercitar com uma fisioterapeuta especialista em obstetrícia na:
Vila Velha e Vitória – (27) 9938-8501 / (27) 3032-6974 
Thais Ramos Dias
Este artigo pertence ao http://gestavida.blogspot.com/
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Ícone compartilhar | GestaVida Blog compartilhar
Ícone comentarios | GestaVida Blog VER COMENTÁRIOS
Autor do Post | GestaVida Blog
Escrito por:

GestaVida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(0) Comentários
  • gateio

    I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don't know much about a certain place. Can you help me? https://www.gate.io/tr/signup/XwNAU

  • myhome

    I agree with your point of view, your article has given me a lot of help and benefited me a lot. Thanks. Hope you continue to write such excellent articles.

Inscreva-se na
Trilha da Gestante Gestavida

e receba conteúdos
feitos para você