Lombalgia na Gestação – Dá para evitar?

(0) comentários

Dor lombar como alíviar

Lombalgia na Gestação – Dá para evitar? | GestaVida Blog Cerca de 50 % das gestantes apresentam dores nas costas, principalmente na região lombar. Essas dores causam grandes incômodos, prejudicam a qualidade de vida dessas mulheres e muitas vezes persistem por meses após o parto.
O tratamento envolve o uso de analgésicos, antiinflamatórios, exercícios e fisioterapia. Como muitos medicamentos são contra-indicados, o ideal é que a gestante tente amenizar essas dores através da melhora da condição  muscular e da postura, seja por mudanças no ambiente de trabalho,  com exercícios físicos, massagens ou fisioterapia.
Durante a gestação ocorrem mudanças biomecânicas, vasculares e hormonais que podem desencadear dores musculoesqueléticas, principalmente na região lombar, onde ocorrem maiores modificações. Se a gestante já tinha história de lombalgia previamente, são maiores as chances de que sofra durante a gestação.
É importante alertar que as pessoas não acreditem que esse é um problema “normal” da gestação. A gestante que tem lombalgia não deve sofrer com essas dores. Ela deve sim procurar um profissional especializado para fazer exercícios, massagens ou trabalhar sua postura. A gravidez é uma fase maravilhosa que merece ser vivida com o máximo de conforto e qualidade.
Elaboramos aqui alguns exercícios que mobilizam a região pélvica e que podem aliviar desconfortos lombares. Escolha um ou dois e faça quando estiver cansada, com dores ou no final do dia.

Vale lembrar que toda gestante deve ter liberação médica para realizar exercícios, além de um acompanhamento por uma fisioterapeuta especialista, evitando colocar em risco sua saúde e a do seu bebê !!!

RESPIRAÇÃO COM MOBILIZAÇÃO LOMBAR
Lombalgia na Gestação – Dá para evitar? | Foto 2 | GestaVida Blog
Em pé, flexione um pouco os joelhos e apóie suas mãos nas coxas. Inspire olhando para frente, como se quisesse aumentar os espaços entre suas vértebras da coluna. Na expiração, solte o ar pela boca, levando o queixo ao peito. Olhe para o umbigo, como se enrolasse sua coluna. Fique alguns segundos. Quando inspirar repita o movimento inicial. Faça esse exercício pelo menos 5 vezes, de forma bem suave, mobilizando sua coluna.
INCLINAÇÃO LATERAL DE TRONCO
Lombalgia na Gestação – Dá para evitar? | Foto 3 | GestaVida Blog

Sente-se com as pernas cruzadas. Apóie bem os ísquios no chão. Eleve uma toalha ou bastão com os braços abertos acima da cabeça. Inspire e quando expirar incline o tronco lateralmente, olhando para frente, sem tirar os glúteos do chão. Fique nessa posição por 10 segundos, respirando naturalmente. Quando for retornar, inspire e volte à posição inicial expirando. Repita 5 vezes para cada lado.
FLEXÃO DE TRONCO COM BOLA

Lombalgia na Gestação – Dá para evitar? | Foto 4 | GestaVida Blog

Sentada com as pernas cruzadas e coluna alinhada (apoio nos ísquios), segure uma bola grande à sua frente. Inspire e quando expirar deslize a bola para frente flexionando simultaneamente a coluna. Fique nessa posição por 10 segundos respirando lenta e livremente, sentindo alongar a musculatura das costas. Retorne suavemente. Repita quantas vezes achar confortável.
MOBILIZAÇÃO PÉLVICA NA BOLA

Lombalgia na Gestação – Dá para evitar? | Foto 5 | GestaVida Blog

Se você tiver uma bola de ginástica em casa faça exercícios de mobilização pélvica. Sentada na bola leve sua pelve lentamente para frente até apoiar-se no sacro. Fique nessa posição por alguns segundos e depois vá levando a pelve para trás, como se quisesse “arrebitar” o bumbum. Faça esses movimentos de forma lenta e suave. Repita quantas vezes achar confortável.
Lombalgia na Gestação – Dá para evitar? | Foto 6 | GestaVida Blog
Depois você pode fazer a mesma coisa levando a pelve para um lado e para o outro. É só deixar as pernas mais afastadas.
GATO

Lombalgia na Gestação – Dá para evitar? | Foto 7 | GestaVida Blog

Fique em posição de gato. Tome cuidado para não deixar as mãos nem muito para frente nem muito para trás. Deixe-as na linha dos ombros
Inspire olhando para frente, como se quisesse “arrebitar” o bumbum e aumentar os espaços entre as vértebras da coluna. 
Depois expire e leve o queixo ao peito arqueando a coluna.
Faça esses movimentos ciclicamente, coordenando-os com a respiração. Repita 5 a 10 vezes.
BORBOLETA DEITADA

Lombalgia na Gestação – Dá para evitar? | Foto 8 | GestaVida Blog

Deite com a coluna bem apoiada no chão, abrace as duas pernas em direção ao peito e relaxe a coluna, respirando suave e lentamente. Fique tiver vontade.
Autor: Juliana Schulze Burti
Este artigo pertence ao http://gestavida.blogspot.com/
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Ícone compartilhar | GestaVida Blog compartilhar
Ícone comentarios | GestaVida Blog VER COMENTÁRIOS
Autor do Post | GestaVida Blog
Escrito por:

GestaVida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(0) Comentários
  • 数字货币兑换

    Reading your article helped me a lot and I agree with you. But I still have some doubts, can you clarify for me? I'll keep an eye out for your answers.

Inscreva-se na
Trilha da Gestante Gestavida

e receba conteúdos
feitos para você