Lúpus na gravidez: riscos para quem pretende engravidar

(11) comentários

Gestação de alto risco

A mulher com lúpus pode ficar grávida, mas tem que tomar as devidas precauções

Jeanne Callegari e Thais Lazzeri

Débora Feddersen
Lúpus é uma doença crônica que ataca o sistema imunológico da pessoa, principalmente mulheres, e pode causar alucinações nos casos mais graves.

Confira com a reumatologista Mirhelen Abreu as principais implicações do problema, principalmente para quem planeja engravidar.

O que acontece quando se tem lúpus?
É o que chamamos de doença auto-imune. Ela confunde o sistema imunológico do paciente, que começa a reconhecer alguns órgãos como estranhos ao corpo, principalmente os rins, as articulações e a pele, e passa a produzir anticorpos contra eles. As causas ainda são desconhecidas, mas sabemos que há fatores hereditários e que ela pode ser desencadeada por alterações hormonais, estresse ou alguma infecção.

A mulher com lúpus pode engravidar?
Pode, mas é necessária uma preparação para que ela engravide num momento em que a doença esteja menos ativa. Deve haver um acompanhamento cuidadoso do obstetra e do reumatologista, que é o médico que, normalmente, trata do problema. Durante muito tempo se considerou que a mulher com lúpus não poderia engravidar, mas isso é mito.  

O Lupus deve estar sob controle ou sem sintomas por 12 meses antes da mulher engravidar. Ficar grávida quando o lupus está ativo pode ocasionar aborto, natimorto, ou outros problemas sérios. O planejamento antecipado é de importância crítica para a mulher com lupus.

Algumas mulheres sofrem ataque de sintomas do lupus durante a gravidez. Esses ataques de sintomas acontecem mais freqüentemente no primeiro ou segundo trimestre de gravidez. A maioria desses ataques de sintomas é moderada e pode ser facilmente tratada.


Quais são os principais riscos para a gravidez?
São aborto no início da gestação, em razão do aumento de estrogênio, hipertensão e parto prematuro. Embora muitas mulheres com lupus tenham gravidez normal, todas as gravidezes com lupus são consideradas de alto risco. Isso significa que certos fatores que causam problemas durante a gravidez são mais prováveis de ocorrer para a mulher grávida com lupus. Porém, isso não significa que ocorrerão problemas durante a gravidez.

Como deve ser a preparação?
Por intermédio do uso de medicação, os chamados imunossupressores, e pelo controle com exames, para que o médico saiba exatamente o momento em que a doença está menos ativa. É importante lembrar que a gravidade do lúpus varia de um paciente para outro.

Cuidados que a mulher com lupus deve ter ao desejar engravidar

Planejar com antecedência e cuidados médico apropriados são muito importantes:
* Ache um obstetra que lide com gravidez de alto risco e que possa trabalhar próximo com seu médico.
* Planeje ter seu bebê em um hospital apto a lidar com pacientes de alto risco e que forneça cuidados especiais que o seu filho possa precisar.
* Faça visitas regulares ao médico durante a gravidez.
* Converse com seu médico sobre quais medicamentos são seguros para uso durante a gravidez.
* Desenvolva um plano de ajuda em casa durante a gravidez e depois do nascimento do bebê. A maternidade pode ser muito cansativa, ainda mais para a mulher com lupus.


O parto de uma grávida com Lúpus pode ser normal ou tem que ser cesariana?

A mãe lúpica pode tentar o parto normal, desde que mãe e bebê estejam bem e controlados clinicamente; no entanto, não deve ser uma preocupação excessiva, pois diante de qualquer problema a cesariana pode garantir a saúde da mãe e do filho. Quando possível procurar um hospital que disponha de uma unidade especializada no tratamento de recém-nascidos pre-maturos.
 

O bebê de uma mulher com lupus será saudável?

Filhos de mulheres com lupus não têm maior probabilidade de defeitos de nascença ou retardamento mental. Em torno de 3% dos bebês de mulheres com lupus terão lupus neonatal. Porém, na maioria dos casos isso some depois de 3 a 6 meses e não retorna.

Durante a gravidez o obstetra checará regularmente o batimento cardíaco do bebê e seu crescimento com ultra-som. Em torno de 30% das mulheres grávidas com lupus terão parto prematuro. Embora isso possa ser um perigo ao bebê, a maioria dos problemas podem ser tratados em hospitais especializados em partos prematuros.


A mulher com lupus pode amamentar?

Amamentação é possível para mulheres com lupus. Porém, alguns medicamentos podem ser passados ao bebê pelo leite materno. Converse com seu médico sobre se é seguro amamentar caso esteja tomando remédios para o lupus. Amamentação também pode ser desgastante para a mulher com lupus.


Fonte: Revista Crescer

Este artigo pertence ao http://gestavida.blogspot.com/
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Ícone compartilhar | GestaVida Blog compartilhar
Ícone comentarios | GestaVida Blog VER COMENTÁRIOS
Autor do Post | GestaVida Blog
Escrito por:

GestaVida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(11) Comentários
  • Anônimo

    Estou grávida, e já li muitos comentários que me deixaram tristes. Deus é poderoso, e ele sabe de tudo! O seu comentário foi a coisa mais linda que li hoje, vou dormir mais feliz! Fica com Deus!! bjoo

  • Unknown

    Tenho Lúpus a 4 anos ,
    Estou grávida de 3 meses está tudo tranquilo até agora, fiquei com medo no começo por algumas que ouvi sobre ser de alto risco, mas tenho fé em Deus e se ele me deu esse milagre é Pq ele tem muito planos a mim!!! Boa sorte a todas não desistam

  • Anônimo

    Vai fazer 04 anos que descobrir o Lúpus. E esta td bem comigo.. E minha médica disse que não posso engravidar agora.. E fica só adianto.. Qual seria o tempo certo pra engravidar? Aguardo resposta? Me ajudem.. duvidas

  • flagna soares

    Ola boa tarde! Descobrir recentimente k tenho lupus,pretendo engravidar mas minha medica disse que o melhor à fazer e nao engravidar agora...fiquei assustada mas nao vou desistir...alguem ai k tem lupus engravidou e foi uma gravidez saudavel ou tiveram complicacoes?

  • flagna soares

    Ola boa tarde! Descobrir recentimente k tenho lupus,pretendo engravidar mas minha medica disse que o melhor à fazer e nao engravidar agora...fiquei assustada mas nao vou desistir...alguem ai k tem lupus engravidou e foi uma gravidez saudavel ou tiveram complicacoes?

  • Anônimo

    Meninas, isso é lenda!!! Eu tenho lúpus há 14 anos. Hoje com 27 anos estou grávida do meu primeiro filho. Estou de 13 semanas e está tudo certo comigo e com o bebê, inclusive alguns exames meus estão ótimos quando comparados antes de engravidar. Cada caso é um caso....não desistam no primeiro não! Encontrem o médico certo que ele com certeza irá orientá-las da melhor forma. Eu tive muito medo também, pois além do lúpus tenho asma...mas Deus é perfeito e não nos abandona jamais!!! SAÚDE A TODAS NÓS!! Cynthia

  • Anônimo

    Tenho lúpus a 13 anos e em 2011 tive meu bb , todos os médicos que fui sempre disseram que eu não poderia ter filhos e que o meu lúpus era agressivo e afetava meus rins , troquei de medico , me tratei e resolvi engravidar . Minha gestação foi normal e meu bb nasceu perfeito e até hj o lúpus não se manifestou , levo uma vida normal . Todas vcs podem ter filhos basta se tratar e seguir as orientações do medico o lúpus é apenas um detalhe ! Boa sorte a todas e nunca percam as esperanças !

  • Anônimo

    Rosilaine, tente mudar de médico. Meu reumatologista me proibiu de engravidar. Dei as costas para ele e fui atrás do que eu queria. Estou com 6 semanas e tudo certo até agora. Tenha fé e não desista.

  • Anônimo

    Minha mãe tem lupus,isso significa que eu também vou ter?

  • Anônimo

    Depois de 03 anos fazendo tratamento para engravidar descobri que tenho Lúpus, o meu médico me aconselhou a não ter filhos por ser uma gestação de alto risco tanto pra mim como para o baby, era meu sonho, mas nada adianta eu não ter saúde para cuidar de uma criança, certo? então o geito e adotar e cuidar da minha saúde... e seja o que Deus quiser.
    Rosilaine.... MG

  • Anônimo

    Hummmm...... tem alguem pensando no assunto!!
    Dani

Inscreva-se na
Trilha da Gestante Gestavida

e receba conteúdos
feitos para você