Atividades físicas no pós-parto ajudam a mulher a entrar em forma

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dança materna (mamãe e bebê)

Após o nascimento, exercícios físicos são indicados para mulheres

Durante toda a gestação, a mulher tem seus hormônios muito alterados. Entre eles, o estrógeno, progesterona e a relaxina influenciam a condição física da gestante. O volume sanguíneo aumenta e com isso a frequência cardíaca também passa a ser mais elevada. As paredes das veias e artérias ficam mais finas e com isso a circulação é comprometida, causando as tão conhecidas varizes. No entanto, essa mudança hormonal é necessária e ajuda a mamãe a preparar seu corpo para o grande evento: o parto.
Essa mudança hormonal se mantém ate aproximadamente cinco meses após o parto e esse é um fator muito importante na hora da mulher decidir voltar a praticar uma atividade física após o nascimento do bebê. 
A mulher pode aproveitar a alta nos hormônios para voltar à forma que tinha antes da gravidez, já que o estrógeno e a progesterona ajudarão muito na recuperação.
 A mulher pode aproveitar a alta nos hormônios para voltar à forma que tinha antes da gravidez, já que o estrógeno e a progesterona ajudarão muito na recuperação da nova mamãe e também na elaboração de um programa de exercícios por um profissional.

Esse ponto é muito importante e gostaria de ressaltá-lo. Somente após a liberação do médico, a mamãe pode começar a buscar seu corpo de volta, iniciando com caminhadas e, em seguida, exercícios de fortalecimento que sejam indicados por um especialista.  

O trabalho da musculatura do assoalho pélvico é importantíssimo nessa fase, pois durante toda a gestação, essa musculatura foi sobrecarregada pelo peso do útero e ainda mais sobrecarregada se o parto foi normal. 
Quanto antes a mamãe começar a treiná-lo, melhor para sua recuperação.

 Mesmo que o parto normal sobrecarregue mais o assoalho pélvico, os exercícios devem ser feitos independente do tipo de parto, pois durante a gestação, o bebê exerceu uma sobrecarga nessa musculatura e todo trabalho de fortalecimento é bem vindo para sua recuperação.

Esse tipo de trabalho é muito importante para evitar a tão temida incontinência urinaria e até mesmo para restabelecer a sensibilidade e controle da região pélvica na hora da relação sexual. 
Os exercícios de Kegel são uma simples e ótima forma de trabalhar essa musculatura: são contrações do trato urinário e do ânus (assoalho pélvico) que podem ser feitas de forma rápida para trabalhar as fibras de contrações rápidas, responsáveis pelo controle da musculatura no caso de um espirro por exemplo. E, de forma lenta, que são responsáveis pelo uso mais continuo dessa musculatura, por exemplo, durante uma relação sexual.

Aproveite então essa enxurrada de hormônios que ajudam a ter o seu corpo de volta e comece a malhar assim que seu médico permitir. Não esqueça que é possível voltar a ter o corpo de antes da gravidez.

Fonte: http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12684-Atividades-fisicas-no-posparto-ajudam-a-mulher-a-entrar-em-forma.htm
Este artigo pertence ao http://gestavida.blogspot.com/
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

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