Como Ajudar as Mães Amamentar?

(0) comentários

Amamentação

Manual do Ministério da Saúde de 2001.

  • Porque as mães precisam de ajuda?
Pode-se ouvir dizer “Amamentar é natural – por que então a mãe precisaria de ajuda?”. Algumas mulheres têm sorte e conseguem amamentar seus filhos sem nenhuma dificuldade. Entretanto, outras realmente
necessitam de ajuda no início – especialmente com o primeiro filho, e, particularmente, se forem muito jovens. Inúmeras mulheres precisam de apoio para continuar a amamentar, principalmente se trabalham fora, ou se a
criança chora muito.
Um estudo recente no Quênia* mostrou que atualmente muitas mulheres usam alimentação artificial, de um tipo ou outro, precocemente.
O alimento pode ser leite de vaca, leites artificiais, cereais diluídos, água com açúcar, ou, simplesmente, água. 
Esta prática é mais comum nas cidades, mas ocorre em algum grau por todo o Quênia. Em algumas áreas é tradicional a utilização precoce de suplementos, especialmente se a criança chora muito. 
A maioria das mulheres continua a amamentar parcialmente e isso deve prevenir alguns dos mais nocivos efeitos do aleitamento artificial.
 
 Entretanto, a introdução precoce de suplementos é uma importante causa de diarréia e desmame. O   resultado da disseminação do uso de suplementos sem supervisão é um número cada vez maior de mulheres que desmamam muito cedo.
 
Ao se perguntar às mães as causas do desmame ou o porquê da introdução precoce de suplementos as respostas são mais diversas como:
“Meu leite é pouco”, ou “A criança se recusou a sugar”.

No entanto, embora elas próprias não saibam, essas não são as causas reais das dificuldades. As mulheres na realidade não têm falta de leite. Podem estar ansiosas e não confiantes de que o leite materno por si só seja suficiente para o seu filho.

Talvez falte entusiasmo para realmente tentar. Algumas vezes, a criança não está sugando em boa posição.

As verdadeiras causas de suas dificuldades são:
– falta de apoio de outras mulheres;
– falta de apoio dos Serviços de Saúde;
– pressões da vida moderna em zona urbana.

  • Falta de apoio de outras mulheres
Nas sociedades tradicionais sempre existiram mulheres experientes próximo a uma jovem mãe para ajudar. Era sua própria mãe ou a mulher que ajudou a fazer o parto. Era alguém que ela conhecia e em quem confiava. Entretanto, nas sociedades modernas, especialmente nas cidades, com freqüência não há ajuda para as mães. Algumas, vezes a jovem mãe tem a sogra, a própria mãe ou amigas por perto. Mas essas pessoas estimulam o uso de alimentação artificial, especialmente se usaram leite artificial para seus próprios filhos.

  • Falta apoio dos Serviços de Saúde
O parto no hospital pode ser mais seguro tanto para a mãe quanto para o recém-nascido em muitos sentidos. Mas, as rotinas hospitalares em muitas maternidades favorecem a introdução precoce de suplementos ou o
desmame, tão logo a mãe volte para casa. Com freqüência os auxiliares de Saúde nos Centros de Saúde ou em clínicas não sabem como orientar as mulheres sobre os problemas da amamentação.
  • Pressões da vida moderna em zona urbana
Há muitas pressões sobre as mulheres para que utilizem o leite artificial. Por exemplo: modismos; o que as vizinhas fazem; emprego remunerado; atitudes sociais que fazem com que as mulheres se sintam pouco à vontade para amamentar em público; propaganda de leites artificiais e a facilidade em comprar substitutos do leite materno.
Este artigo pertence ao http://gestavida.blogspot.com/
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Ícone compartilhar | GestaVida Blog compartilhar
Ícone comentarios | GestaVida Blog VER COMENTÁRIOS
Autor do Post | GestaVida Blog
Escrito por:

GestaVida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(0) Comentários
  • 注册获取100 USDT

    Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://accounts.binance.com/zh-CN/register-person?ref=W0BCQMF1

  • binance skapa konto

    Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://accounts.binance.com/sv/register-person?ref=JHQQKNKN

  • binance вывод в фиат

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

  • eth the merge

    Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.

Inscreva-se na
Trilha da Gestante Gestavida

e receba conteúdos
feitos para você