A produção de leite e como a criança suga

(0) comentários

Amamentação

2.1. A anatomia da mama

A mama é formada em parte por tecido glandular e em parte por tecido conjuntivo e gordura. O tecido glandular produz o leite que posteriormente é conduzido ao mamilo através de pequenos canais ou dutos.
Antes de atingir o mamilo, os dutos se tornam mais largos e formam os seios lactíferos, nos quais o leite é armazenado. Aproximadamente 10-20 dutos muito finos ligam os seios lactíferos ao exterior através da ponta do mamilo. O mamilo é muito sensível pois possui várias terminações nervosas. Isso é um importante fator para o desencadeamento dos reflexos que auxiliam a “descida” do leite.
Ao redor do mamilo há um círculo de pele mais escura chamado de aréola. Na aréola há pequenas elevações. São glândulas que produzem um líquido oleoso. Esse líquido ajuda a manter a pele do mamilo macia e em boas condições. Logo abaixo da aréola estão os seios lactíferos.

2.2. A produção láctea: hormônios e reflexos

O leite materno é produzido pela ação de hormônios e reflexos.
Durante a gravidez hormônios preparam o tecido glandular para a produção de leite. O tecido glandular se desenvolve mais e as mamas ficam maiores. Logo após o parto, os hormônios fazem com que a mama comece a produzir leite.

HORMÔNIOS

Quando a criança começa a sugar, dois reflexos fazem o leite “descer” na quantidade e no momento certos. Deve-se utilizar todo o conhecimento sobre os reflexos na orientação das mães.

A SUCÇÃO ESTIMULA A PRODUÇÃO DO LEITE

A PRODUÇÃO DO LEITE
2.3 Prolactina: o hormônio secretor de leite

A glândula pituitária, localizada na base do cérebro, produz um hormônio chamado prolactina. A prolactina estimula as células glandulares da mama a produzir o leite.
Cada vez que a criança suga, estimula as terminações nervosas do mamilo.
Estes nervos levam o estímulo para a parte anterior da glândula pituitária que produz a prolactina. Esta, através da circulação sanguínea, atinge as mamas que produzem o leite. A prolactina atua depois que a criança mama e produz leite para a próxima mamada.

PROLACTINA

Essas etapas, desde a estimulação do mamilo até a secreção do leite, são chamadas reflexo de produção ou reflexos da prolactina.
A glândula pituitária produz mais prolactina durante a noite do que durante o dia. Portanto, o aleitamento materno à noite ajuda a manter uma boa produção de leite.
Oferta e procura É muito importante entender o efeito da sucção na produção de leite.
Quanto mais sucção, maior a quantidade de leite produzido. Se a criança pára completamente de sugar ou se nunca começa, as mamas param de produzir leite. Se a mulher tem gêmeos e ambos sugam, suas mamas
produzirão a quantidade extra de leite de que as duas crianças precisam.
Isso é chamado oferta e procura. As mamas produzem tanto leite quanto a criança precisa. Se a mãe quer aumentar a oferta de leite, deve estimular a criança a sugar um maior número de vezes e por mais tempo.
NÃO deve perder uma mamada para “economizar” leite – isto fará com que as mamas produzam menos.
MAIS SUCÇÃO PRODUZ MAIS LEITE
Outros efeitos da prolactina
A prolactina e outros hormônios inibem os ovários. Portanto, o aleitamento materno retarda o retorno da fertilidade e da menstruação (Ver item 8.5).
Retirada do leite
Para que a produção láctea se matenha é essencial a retirada do leite.
Se o leite não for retirado, a mama produzirá menos. A pressão do leite restante no tecido mamário diminui a secreção. Esse efeito é independente do reflexo da prolactina. Se a criança deixar de sugar em uma mama, esta pára de produzir leite – mesmo que a criança continue sugando na outra mama e estimulando o reflexo da prolactina. Portanto, a retirada do leite ajuda a manter sua produção. Se a criança não for capaz de sugar por algum tempo, a mãe pode retirar o leite .
A PRODUÇÃO DO LEITE
por pressão manual ou com uma bomba (Ver Cap. 10).
2.4 Ocitocina: o hormônio da “descida” do leite
Quando se observa uma mulher amamentando às vezes se percebem jatos muito finos de leite saindo do mamilo. Cada jato vem de um duto. Isto é a “descida” ou ejeção (ejetar significa expelir, jogar para fora). O leite ejetado por pequenas células musculares, situadas ao redor do tecido glandular, que secontraem e jogam o leite para fora. O hormônio ocitocina provoca a contração dessas células. Muitas mulheres sentem a contração no começo da mamada. Isto faz com que percebam que o leite está começando a “descer.”

Da mesma forma que a prolactina, a ocitocina é produzida quando os nervos do mamilo são estimulados pela sucção. A ocitocina é produzida na parte posterior da glândula pituitária e vai pela corrente sangüínea para as
mamas. A ocitocina atua enquanto a criança está sugando e faz o leite “descer” para esta mamada.
Essas etapas são o reflexo da ejeção do leite ou o reflexo da ocitocina. A criança não consegue quantidade suficiente de leite somente pela sucção. Precisa do reflexo de “descida” para ajudar. Se o reflexo não
funcionar a criança não conseguirá leite suficiente.
Ajudando e inibindo o reflexo da ocitocina O reflexo da ocitocina é mais complicado do que o reflexo da
prolactina. Os sentimentos, os pensamentos e as sensações da mãe podem afetar esse processo. Freqüentemente seus sentimentos ajudam, mas algumas vezes podem inibir o reflexo.

Auxiliando a ejeção

A glândula pituitária de uma nutriz pode produzir ocitocina se pensar no filho com carinho ou se escutar seu choro. A seguir, ela sente a contração na mama e o leite pode “descer”. Suas mamas estão prontas para
amamentar.

A PRODUÇÃO DO LEITEPROLACTINA

Qualquer desses sentimentos pode inibir o reflexo da “descida” do leite:
– se a mãe está preocupada ou com medo por alguma razão;
– se ela tem dor – especialmente se a amamentação for dolorosa;
– se ela estiver envergonhada.

Portanto, se a nutriz tem sentimentos positivos e confiança em sua capacidade de amamentar, o leite “desce” bem. Mas, se tem dúvidas, suas preocupações podem inibir a “descida” do leite.

A PRODUÇÃO DO LEITE

Outros efeitos da ocitocina A ocitocina faz com que o útero se contraia o que auxilia na eliminação da placenta. O aleitamento materno pode ajudar a parar o sangramento após o parto e reduzir o tempo em que a mulher perde os lóquios. No puerpério, a mãe pode sentir a contração do útero quando amamenta. A dor pode ser bem forte e é necessário informar que isto é normal e que desaparecerá.

PARA AJUDAR A “DESCIDA” DO LEITE:

SEJA DELICADO E COMPREENSIVO AJUDE A MÃE A NÃO SE PREOCUPAR ASSEGURE QUE ELA PODE AMAMENTAR

2.5. Como o leite é produzido
Como o leite “desce”

Nos primeiros dias depois do parto as mamas parecem vazias.
Produz apenas pequena quantidade do primeiro leite ou colostro, que é amarelado. Após alguns dias, as mamas começam a ficar mais cheias e endurecidas. Começam a produzir uma grande quantidade de leite.
Costuma-se dizer que o leite “desceu”. As vezes, isso ocorre em dois dias.
Outras, leva quase uma semana. Se for permitido que a criança sugue sem horários rígidos, isto é, a todo momento em que quiser, o leite descerá mais rapidamente. A esse método se dá o nome de livre demanda (Ver itens 4.1 e 4.3).

Mantendo a produção de leite

Após alguns dias. As mamas parecem menos cheias. Ficam flácidas novamente, embora continuem a produzir bastante leite. Algumas vezes, a nutriz pode pensar que seu leite secou. Talvez seja necessário esclarecer que isto não aconteceu. Se a criança continuar a sugar sempre que tiver fome, a mãe continuará a produzir bastante leite.


2.6. Como a criança mama

Os reflexos de sucção Uma criança nascida a termo e sadia tem três reflexos que facilitam a mamada.
O reflexo de rotação Este reflexo auxilia a criança a encontrar o mamilo. Se ela estiver com fome e alguma coisa encostar no seu rosto, ela se virará e abrirá a boca (ver fig. 5).

O reflexo da sucção

Quando alguma coisa entra na boca da criança, suficientemente no fundo, e toca seu pálato, ela suga. O reflexo da sucção pode ser muito forte na primeira hora após o nascimento.
A PRODUÇÃO DO LEITE
O reflexo de deglutição Se a boca da criança se enche de leite, ela engole. É importante notar que há um reflexo para auxiliar a criança a encontrar o mamilo e um reflexo para a sucção se o mamilo toca o seu pálato. Mas não há reflexo para ajudar a criança a colocar o mamilo na boca. Isto ela precisa aprender a fazer coma ajuda da mãe. 
O ato da sucção
É mais fácil entender o ato de sucção como duas ações:
– Tração do tecido mamário para formar um bico.
A criança não pega na boca apenas o mamilo. Abocanha a aréola e o tecido mamário situado logo abaixo, que contém os seios lactíferos. Ela precisa puxar o tecido mamário para fora formando um bico que é muito
mais comprido do que o mamilo “em repouso” (Ver Fig. 6c). O mamilo forma apenas um terço deste bico. 
Pode-se ver algumas vezes, o tecido mamário longo e esticado quando a criança para de mamar.
– Pressão da aréola tracionada contra o pálato com a língua.
Uma onda (semelhante aos movimentos peristálticos) percorre a língua, da ponta até a base, próximo à garganta da criança (Fig. 6c). A onda pressiona a o leite para fora dos seis lactíferos para a boca da criança, de modo que ela possa engolir. Pode-se ver a ponta da língua da criança sobre
o lábio inferior enquanto ela suga.
Observar dois pontos importantes:
1. A sucção ajuda a puxar e manter o tecido mamário na boca da criança. Entretanto, a sucção por si só retira o leite.
2. Não deve haver atrito entre a pele do mamilo e a boca da criança.
Para sugar eficientemente e conseguir leite, a criança precisa pegar uma quantidade suficiente da mama na boca de tal forma que possa pressionar com a língua os seios lactíferos. Algumas vezes, ela não consegue por si mesma. Tanto a criança quanto a mãe tem que aprender a fazer isso de forma correta.
Terminando a mamada
Quando a criança consegue tirar todo o leite que quer, ela para de sugar e solta o mamilo espontaneamente. Pode estar satisfeita ou pronta para sugar a outra mama. Algumas vezes ela adormece logo que para de mamar.
Não é necessário tirar a criança da mama nem interromper a mamada depois de um certo tempo. Algumas  crianças mamam mais rapidamente e outras, menos. Deixe a criança decidir quando quer parar de mamar.
2.7. Sugando em má posição
Às vezes a criança não pega quantidade suficiente da mama na boca e suga somente o mamilo (Fig. 6d e 6e). Isto é chamado “sucção de mamilo” e é causa comum de problemas de aleitamento materno.
Se a criança suga apenas o mamilo:
– A mãe sente dor. A criança puxa o mamilo de forma incorreta e sua boca fricciona a pele do mamilo. Se continuar a sugar em má posição, a pele do mamilo pode ficar ferida, causando fissura (ver item 5.3).
– O leite não é retirado adequadamente. A língua não pressiona os seis lactíferos. Assim, a criança consegue leite.
– A criança pode ficar frustrada. Pode fazer manha e querer mamar muito freqüentemente ou se recusar a mamar.
– A mãe pode pensar que não tem leite suficiente.
Desse modo, a má posição de mamada pode ser causa de:
– mamilos rachados e dolorosos;
– má produção de leite e criança apresentando má curva ponderal;
– criança insatisfeita, querendo mamar a toda hora;
– criança frustrada, recusando a mamada;
– mamas ingurgitadas.
Há várias razões para a má posição de mamada:
– A criança pode ter recebido mamadeira. Pode ter recebido algumas mamadeiras na Maternidade enquanto esperava o leite materno “descer”; ou pode ter recebido algumas mamadeiras mais tarde.
O modo de sugar a mamadeira é diferente. Como já é suficientemente longo, a criança não precisa esticar o bico de borracha. A criança que recebeu mamadeira pode ter dificuldade em “pegaria mama.
Pode tentar sugar o mamilo da mãe como se fosse um bico de borracha.
Essa dificuldade é chamada algumas vezes de “confusão de mamilo”.
Este artigo pertence ao http://gestavida.blogspot.com/
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Ícone compartilhar | GestaVida Blog compartilhar
Ícone comentarios | GestaVida Blog VER COMENTÁRIOS
Autor do Post | GestaVida Blog
Escrito por:

GestaVida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(0) Comentários
  • Гомельский государственный университет имени Франциска Скорины

     Francisk Skorina Gomel state University

  • new cs skins casino site 2024

    Very rapidly this web site will be famous among all blogging users, due to it's pleasant posts new cs skins gambling websites

  • глаз бога тг

    Simply wish to say your article is as amazing. The clearness in your post is simply spectacular and i can assume you are an expert on this subject. Well with your permission allow me to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the rewarding work. бот глаз бога телеграмм

  • зарубежные сериалы в хорошем HD качестве

    Keep this going please, great job! зарубежные сериалы в хорошем HD качестве

  • binance code

    Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://www.binance.info/en/join?ref=GJY4VW8W

  • binance create account

    Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Inscreva-se na
Trilha da Gestante Gestavida

e receba conteúdos
feitos para você