Parto natural: “se você tem esse desejo, é um caminho possível”

(0) comentários

Direito do Acompanhante de Parto

Em entrevista, autora de “Parto com Amor” conta como escreveu e viveu as histórias retratadas no livro e comenta o que espera com a obra

Carol Patrocinio, especial para o iG São Paulo
A jornalista Luciana Benatti e o fotógrafo Marcelo Min esperavam o primeiro filho do casal quando, em meio às dúvidas de toda mulher grávida, o médico disse a seguinte frase: “Por que você está tão preocupada com o parto? Cuide das roupinhas, do enxoval e da decoração do quarto e deixe que do parto cuido eu”. Faltava menos de um mês para o nascimento do bebê. Mesmo assim, o casal não voltou mais àquele consultório. As perguntas que tanto incomodaram o médico foram direcionadas a outro profissional. Ele respondeu todas elas e ainda indicou livros e filmes para ajudar o casal a se preparar: Luciana queria um parto normal.

Leia também: parto normal é três vezes mais seguro

Apesar do nome, o parto normal não é o mais executado no país. Mesmo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a taxa de cesáreas não ultrapassar 15% dos nascimentos, o índice brasileiro beira os 50% (de acordo com a série Lancet Brasil, do jornal médico “Lancet”, um dos mais conceituados do mundo). Mas por que, exatamente, esse número é tão alto? As mulheres não querem mais partos normais e preferem um nascimento com dia e hora marcados?

Foto: Marcelo Min
Luciana na hora do parto: autora também passou pela experiência e incluiu sua história no livro
Luciana não acredita nisso. Seu argumento veio no livro “Parto com Amor” (Panda Books), com histórias de nove mulheres – incluindo a dela própria – que conseguiram realizar o sonho do parto de acordo com suas expectativas e sem agressões verbais. “A mulher pode aguentar a dor do parto mesmo sem ser atleta ou ter um superpreparo físico. O que ela não aguenta é a humilhação”, comenta a autora, lembrando de uma frase revelada em pesquisa recente como comum nas mesas de parto: “na hora de fazer você não gritou, por que está gritando agora?”.
A jornalista falou ao Delas sobre o livro, a experiência de ser mãe, de traduzir histórias de vida e a vontade de que mais mulheres possam realizar seus sonhos.
iG: Como surgiu a ideia de traduzir a experiência do parto de outras mulheres?

Luciana Benatti:
Logo depois do nascimento do meu primeiro filho, o Arthur, eu fiquei muito impressionada com a experiência. Como [o parto] pode ser prazeroso, transformador, gratificante, enfim, todos os adjetivos bons, e ninguém sabe disso? Por que as mulheres temem tanto esse momento se é uma coisa tão mágica, tão maravilhosa? Eu queria compartilhar isso com outras mulheres, queria contar essa descoberta para o mundo. Meu marido, o Marcelo, é fotojornalista e tinha feito algumas fotos do parto, para registro nosso mesmo, foto de família. Olhando essas fotos, achamos que eram muito bonitas. Mostramos para algumas pessoas e elas sempre se surpreendiam e diziam ‘nossa, mas eu não sabia que um parto podia ser assim tão bonito. Eu também queria um parto assim’. E aí a gente achou que valia a pena reunir experiências de outras mulheres e fazer um livro.
iG: O que você sentiu ao traduzir a experiência de outras mulheres?

Luciana Benatti:
É uma emoção e uma honra. Estas famílias nos deram uma oportunidade única de vivenciar estas experiências junto com eles. Na verdade a gente também criou muitos vínculos com essas famílias, eu tenho muito contato com eles até hoje, nossos filhos têm mais ou menos a mesma idade, foram nascendo um seguido do outro. Foi uma generosidade muito grande eles abrirem esse momento para a gente e soubemos respeitar muito esse momento também, então criou-se o clima perfeito para o resultado que está no livro.
iG: Como foi o processo do livro? Quanto tempo durou?

Luciana Benatti:
Este livro foi escrito a partir do nascimento do meu primeiro filho. Hoje ele está com três anos e meio. Eu tinha a sensação de que o livro ia sair no tempo certo. Como o parto, a gente tem que aprender a esperar. O livro também tinha o tempo para sair e foi um momento muito oportuno, porque tem muita coisa sendo discutida nesse momento, é um momento de muita efervescência. Tem o curso de obstetrícia da USP ameaçado de fechamento, teve a Janet Balaskas [ativista e autora do livro “Parto Ativo” (Editora Ground), traduzido em várias partes do mundo], para quem eu entreguei uma das primeiras cópias do livro. Tinha muita coisa acontecendo nesse momento. E tem o projeto do governo também, a Rede Cegonha, que prevê construção de casas de parto em vários locais do país. Eu acho que veio em boa hora.
O que a gente mais espera com esse livro é que ele possa mudar, pelo menos um pouquinho, o cenário brasileiro no que diz respeito ao parto. Todo mundo sabe que os índices de cesárea no Brasil são altíssimos, entre os maiores do mundo. Muitas destas cesáreas não são necessárias do ponto de vista médico e muitas tampouco são a vontade da mulher. O parto pode ser, sim, uma experiência muito enriquecedora, muito transformadora na vida da mulher. E não só da mulher, da família também, porque nesse tipo de parto os pais e os maridos participam muito. Eu conto no livro a história do meu segundo parto. Na época meu primeiro filho estava com três anos e participou. Foi uma coisa muito marcante para ele ver o irmão nascer. Foi muito rica essa experiência para todos nós. E a gente quer proporcionar isso para outras mulheres. É lógico que a gente não quer servir de exemplo, dizer ‘façam isso, isso é o certo’. Só queremos mostrar que isso é possível, então, se você tem esse desejo, é um caminho possível. Existe essa possibilidade e é muito bacana.

iG: Qual a diferença no protagonismo da mulher durante um parto normal e uma cesárea?

Foto: Marcelo Min
Andreia, uma das mulheres retratadas no livro: participação ativa da família
iG: O que você espera com o livro?
Luciana Benatti:

Luciana Benatti:
Tem uma diferença grande nessa questão do protagonismo. Quando você dá seu filho à luz, está fazendo o papel ativo. Você é, digamos, a ‘dona’ do parto. Você manda em tudo e o corpo da mulher trabalha junto com o bebê para que ele nasça. É um processo muito perfeito, muito bonito. Ao final de um parto como esse, a gente tem uma sensação muito boa de poder. ‘Olha, eu consegui, depois disso eu consigo cuidar do meu filho’. Não que a mulher que não passa por isso não consiga, mas a gente tem essa sensação de ‘eu posso tudo agora’. Tem uma mãe que tem uma história muito bonita, a gente conheceu muitas histórias nesse processo. Ela teve parto normal, de gêmeos, depois de uma cesárea. Ao terminar o parto, ela falou ‘eu posso tudo, eu posso subir o Everest a pé’. Ela se sentiu muito poderosa, e é mesmo. É muito prazeroso saber que o seu corpo trabalhou junto com seu filho e vocês dois, juntos, conseguiram fazer essa coisa linda e mágica que é o nascimento.
É sempre difícil, porque é algo muito íntimo. A gente fica até com um pouco de medo: ‘será que eu revelo isso, como é que eu falo disso?’. As nove mulheres que estão no livro [incluindo a autora] abriram muito a intimidade. Quando eu vi, pela primeira vez, a minha foto na banheira, eu com um barrigão, dando um grito e apertando a mão da doula, eu falei ‘nossa, mas todo mundo vai me ver assim’. À primeira vista foi um choque, mas o tempo foi passando e aquela mulher já não era mais eu, já virou outra mulher. Eu consigo olhar aquela foto e enxergar todas aquelas mulheres que passaram pela minha vida nesses três anos e meio e me contaram suas histórias.

Foto: Marcelo Min
Luciana na banheira: intimidade dividida
iG: Você sentiu dificuldade de traduzir em palavras as sensações e emoções do parto?
Luciana Benatti:
iG: Por que é importante expor estas histórias?

Luciana Benatti:
A gente se expõe por uma boa causa: para que outras mulheres saibam. É muito importante que as mulheres saibam. Antigamente falava-se de mãe para filha sobre o parto, não era uma coisa tão velada, tão escondida, tão misteriosa como é hoje. Minha mãe tem uma história muito bacana: ela e um irmão dela nasceram no mesmo dia, mas com quatro anos de diferença, e minha mãe nasceu no andar de cima do sobrado enquanto, na parte de baixo, rolava a festinha de quatro anos do meu tio. Era uma coisa muito natural, fazia parte da vida da família e hoje em dia não tem mais isso. O nascimento acabou se tornando uma coisa muito fechada, dentro do hospital, ninguém tem acesso, ninguém sabe como é e esse desconhecimento gera muito medo. Não só na mulher, mas na família, em todo mundo. Todo mundo fica achando que é uma coisa muito perigosa essa coisa de nascer, e não é bem assim.
iG: E os riscos do parto em casa?

Luciana Benatti:
Todas essas mulheres que estão no livro tiveram um acompanhamento pré-natal, foram a todas as consultas e exames. Tudo direitinho, como é o pré-natal de qualquer médico, e elas fazem o acompanhamento também na hora do parto. Quando a gente fala de parto em casa as pessoas pensam que é desassistido, sem nenhum profissional, mas essas mulheres todas tiveram o acompanhamento de médico ou de parteira, que são essas parteiras urbanas, enfermeiras obstetras ou obstetrizes. Não tem irresponsabilidade alguma. Todo mundo que faz parto em casa tem um plano B, uma alternativa já pensada. Se o parto não desenrolar bem, você tem a alternativa de ir para um hospital próximo. Tudo isso é pensado, é planejado.
iG: Muitas pessoas falam do parto normal de maneira romântica, mas seu livro é mais realista. Sua intenção é desmitificar o tema?

Foto: Marcelo Min
Eva durante o trabalho de parto…

Luciana Benatti:
Espero que sim. Eu não poupei, por exemplo, as fotos dos gritos. Minha mãe não gosta de ver essa foto em que eu estou gritando na banheira. Ela acha muito forte. Mas isso faz parte, eu não vou falar para ninguém “olha, não dói”. Eu estaria mentindo e isso, sim, seria um absurdo. Por que dói muito mesmo, é uma experiência muito intensa. Não é só a dor, é toda a novidade daquilo, sabe? É uma experiência que não tem igual, só vivendo para saber. Tem que ser sincera, não dá para romantizar demais. É lógico que a gente vai ter medo mesmo, vai sentir dor, vai gritar, vai querer desistir na hora do parto e muitas mulheres falam ‘quero desistir, não aguento mais’. É uma fase. Passada esta fase, dá aquela força e o bebê nasce. A dor faz parte do processo, mas não é o único sentimento envolvido. Não é só dor e medo, existem muitas outras coisas. E aí a experiência é o pacote completo. Tem mulher que prefere não encarar. Tudo bem, eu respeito, mas acho bacana saber que existe a possibilidade. Muitas mulheres ‘normais’, que não são atletas e não têm um preparo físico absurdo, conseguem. Isso está com a gente. É uma coisa que a maioria das mulheres, com um pouquinho de encorajamento, consegue.
iG: Você teve um preparo físico especial?

Foto: Marcelo Min
… e com o filho no colo: pacote de emoções

Luciana Benatti:
Eu não sou nenhuma atleta, aliás, pelo contrário. Sou uma pessoa meio avessa a exercício, sabe? E eu consegui. Consegui porque me encorajaram. Encontrei pessoas que me apoiavam. Acho que esse é o segredo: você se informar e encontrar pessoas que estejam aptas a te apoiar e a te encorajar, em vez de falar assim “ah, desiste porque a dor é muito forte, você não vai aguentar, as mulheres hoje em dia não aguentam mais esse tipo de dor, a gente não está preparada para isso, a mulher moderna não aguenta, o corpo dela não aguenta”. É o que a gente ouve muito por aí. E não é isso. A gente está preparada, sim.
iG: Por que as mulheres temem tanto o parto normal?

Muita gente fala ‘ai, mas minha mãe teve um parto normal horroroso no hospital, sofreu muito’. Mas quando você vai ver, descobre que esta mulher passou por muitos procedimentos hospitalares que tornaram o parto doloroso. Por exemplo, ela recebeu aquele hormônio, ocitocina, que acelera muito as contrações e causa muita dor. Aí empurraram a barriga dela, fizeram o corte no períneo, enfim, um monte de intervenções. Às vezes, esta mulher até sofre algum tipo de violência verbal, é comum falarem ‘ah, na hora de você fazer você não gritou, porque está gritando agora?’. É horrível, mas se ouve muito por aí nos hospitais. Nada disso é o parto, isso é o que a gente fez com o parto. O parto em si não tem nada disso, originalmente. Às vezes se confunde um pouco o que é a dor do parto e o que é a dor destes procedimentos, agressivos e muitas vezes desnecessários. É preciso separar uma coisa da outra. A dor fisiológica a gente encara. Mas esta dor da humilhação é mais difícil.

Luciana Benatti:

Fonte: IG São Paulo

Este artigo pertence ao http://gestavida.blogspot.com/
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Ícone compartilhar | GestaVida Blog compartilhar
Ícone comentarios | GestaVida Blog VER COMENTÁRIOS
Autor do Post | GestaVida Blog
Escrito por:

GestaVida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(0) Comentários
  • binance

    Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  • theguardian

    What's up i am kavin, its my first time to commenting anywhere, when i read this post i thought i could also make comment due to this sensible article. theguardian.com

  • Jac Амур

    Incredible points. Outstanding arguments. Keep up the good effort. Jac Благовещенск

  • гостиничные чеки Москва

    Hi there to every one, it's truly a good for me to visit this web site, it contains valuable Information. гостиничные чеки Москва

  • Прогнозы на футбол

    Inspiring quest there. What occurred after? Thanks! Прогнозы на футбол

  • строительство автомоек под ключ

    Мойка самообслуживания под ключ обеспечивает комфорт для клиентов и стабильную прибыль для владельца. Присоединяйтесь к успешным предпринимателям! автомойка самообслуживания под ключ

  • Прогнозы на футбол

    With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation? My site has a lot of exclusive content I've either authored myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the web without my authorization. Do you know any techniques to help stop content from being ripped off? I'd genuinely appreciate it. Прогнозы на футбол

  • Теннис онлайн

    I'm not sure where you are getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for fantastic information I was looking for this information for my mission. Теннис онлайн

  • гостиничные чеки Санкт Петербург

    Howdy! I'm at work browsing your blog from my new iphone 4! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Keep up the fantastic work! Гостиничные Чеки СПБ

  • хот фиеста казино

    Hi, i think that i saw you visited my blog so i came to return the favor.I am trying to find things to improve my website!I suppose its ok to use some of your ideas!! хот фиеста

  • https://russa24-diploms-srednee.com/

    I always used to read piece of writing in news papers but now as I am a user of internet so from now I am using net for articles or reviews, thanks to web. https://russa24-diploms-srednee.com

  • Гостиничные Чеки СПБ

    Fantastic beat ! I wish to apprentice at the same time as you amend your site, how can i subscribe for a blog web site? The account aided me a appropriate deal. I were tiny bit familiar of this your broadcast provided shiny transparent concept гостиничные чеки Санкт Петербург

  • 国产线播放免费人成视频播放

    Aw, this was a very nice post. Finding the time and actual effort to create a top notch article but what can I say I procrastinate a lot and never seem to get anything done. 国产线播放免费人成视频播放

  • удостоверение тракториста машиниста купить в москве

    Incredible! This blog looks exactly like my old one! It's on a completely different topic but it has pretty much the same layout and design. Wonderful choice of colors! купить удостоверение тракториста машиниста

  • Гостиничные Чеки СПБ купить

    This design is wicked! You obviously know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost...HaHa!) Fantastic job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool! Гостиничные Чеки СПБ

  • Francisk Skorina Gomel state University

     University

  • Пуговицы металлические купить

    Hi, just wanted to mention, I enjoyed this post. It was practical. Keep on posting! Пуговицы металлические купить

  • Пуговицы костюмные с проколами купить

    Thank you for the auspicious writeup. It if truth be told was a amusement account it. Glance complex to far brought agreeable from you! By the way, how can we communicate? Пуговицы костюмные с проколами купить

  • Пуговицы костюмные на ножке купить

    Wonderful beat ! I wish to apprentice whilst you amend your site, how can i subscribe for a blog site? The account aided me a applicable deal. I were tiny bit familiar of this your broadcast provided bright transparent concept Пуговицы костюмные на ножке купить

  • Пуговицы джинсовые купить

    This is a good tip especially to those new to the blogosphere. Short but very accurate information Many thanks for sharing this one. A must read article! Пуговицы джинсовые купить

  • Пуговицы для супатной застёжки купить

    Hurrah! Finally I got a website from where I can truly take helpful information regarding my study and knowledge. Пуговицы для супатной застёжки купить

  • Пуговицы для спецодежды купить

    Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed browsing your blog posts. In any case I'll be subscribing to your feed and I hope you write again soon! Пуговицы для спецодежды купить

  • Пуговицы детские купить

    I constantly spent my half an hour to read this webpage's articles daily along with a cup of coffee. Пуговицы детские купить

  • Пуговицы деревянные купить

    Yes! Finally something about %keyword1%. Пуговицы деревянные купить

  • Пуговицы купить

    This piece of writing will help the internet users for creating new website or even a blog from start to end. Пуговицы купить

  • Шпульки купить

    Hurrah! Finally I got a weblog from where I can actually take useful information regarding my study and knowledge. Шпульки купить

  • Масло смазочное купить

    Hi my family member! I want to say that this article is awesome, great written and come with almost all important infos. I'd like to peer more posts like this . Масло смазочное купить

  • Лампочки для бытовых швейных машин купить

    My brother suggested I might like this website. He was totally right. This post actually made my day. You cann't imagine just how much time I had spent for this information! Thanks! Лампочки для бытовых швейных машин купить

  • Иглы для бытовых швейных машин купить

    Quality articles is the main to be a focus for the users to pay a visit the site, that's what this web site is providing. Иглы для бытовых швейных машин купить

  • Принадлежности для бытовых швейных машин купить

    Hello there! I just would like to give you a huge thumbs up for the great info you've got here on this post. I will be coming back to your blog for more soon. Принадлежности для бытовых швейных машин купить

  • Швейные нитки, мелкая намотка купить

    When someone writes an article he/she keeps the plan of a user in his/her mind that how a user can know it. Thus that's why this post is great. Thanks! Швейные нитки, мелкая намотка купить

  • Шпагат Хлопчатобумажный купить

    I think this is one of the most important information for me. And i'm glad reading your article. But wanna remark on few general things, The website style is great, the articles is really excellent : D. Good job, cheers Шпагат Хлопчатобумажный купить

  • Особо прочные нитки купить

    Its like you read my mind! You seem to know so much approximately this, like you wrote the guide in it or something. I feel that you simply could do with some p.c. to pressure the message house a bit, however other than that, this is great blog. A great read. I'll definitely be back. Особо прочные нитки купить

  • Нить льняная купить

    Great post but I was wondering if you could write a litte more on this topic? I'd be very grateful if you could elaborate a little bit more. Appreciate it! Нить льняная купить

  • Нитки лавсановые купить

    Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this article and also the rest of the site is extremely good. Нитки лавсановые купить

  • Нитки капроновые купить

    Excellent blog here! Also your site lots up fast! What host are you the use of? Can I am getting your associate link in your host? I want my website loaded up as fast as yours lol Нитки капроновые купить

  • Нитки для кожи вощёные купить

    Hello, just wanted to say, I enjoyed this post. It was funny. Keep on posting! Нитки для кожи вощёные купить

  • Нитки армированные купить

    Since the admin of this web site is working, no doubt very rapidly it will be well-known, due to its quality contents. Нитки армированные купить

  • Нить джутовая купить

    It's in reality a nice and helpful piece of information. I'm satisfied that you shared this helpful info with us. Please stay us informed like this. Thanks for sharing. Нить джутовая купить

  • Джинсовые нитки купить

    all the time i used to read smaller posts which also clear their motive, and that is also happening with this post which I am reading at this time. Джинсовые нитки купить

  • Нитки купить

    Excellent article! We will be linking to this great article on our site. Keep up the good writing. Нитки купить

  • Собачки для молний трактор купить

    Do you mind if I quote a couple of your posts as long as I provide credit and sources back to your site? My blog site is in the very same area of interest as yours and my visitors would genuinely benefit from a lot of the information you present here. Please let me know if this okay with you. Many thanks! Собачки для молний трактор купить

  • Собачки для молний спираль купить

    Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it is really informative. I'm gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future. Lots of people will be benefited from your writing. Cheers! Собачки для молний спираль купить

  • Собачки для молний металл купить

    What's up, all is going sound here and ofcourse every one is sharing data, that's truly fine, keep up writing. Собачки для молний металл купить

  • Собачки для молний купить

    Highly energetic blog, I enjoyed that a lot. Will there be a part 2? Собачки для молний купить

  • Пуллер для молнии купить

    Pretty! This was an extremely wonderful post. Thank you for providing this info. Пуллер для молнии купить

  • Молния трактор Тип-6 усиленная купить

    Great blog you have here.. It's hard to find high-quality writing like yours these days. I seriously appreciate people like you! Take care!! Молния трактор Тип-6 усиленная купить

  • Молния трактор с двумя замками Тип 5 купить

    Greate pieces. Keep writing such kind of information on your page. Im really impressed by your site. Молния трактор с двумя замками Тип 5 купить

  • Молния трактор р/м Тип 8 купить

    Greate article. Keep writing such kind of information on your page. Im really impressed by your site. Молния трактор р/м Тип 8 купить

  • глаз бога телеграмм бесплатно

    Hmm it seems like your site ate my first comment (it was extremely long) so I guess I'll just sum it up what I had written and say, I'm thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I'm still new to the whole thing. Do you have any recommendations for beginner blog writers? I'd genuinely appreciate it. глаз бога тг

  • глаз бога бот

    If you are going for best contents like me, only visit this web site daily because it offers quality contents, thanks бот глаз бога телеграмм

  • зарубежные сериалы смотреть онлайн

    I am sure this article has touched all the internet users, its really really nice piece of writing on building up new weblog. зарубежные сериалы в хорошем HD качестве

  • Bonus d'inscription Binance

    Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

  • ankara

    Elit escort bayanlara ulaşmanın en kolay yolu: escort Elit escortlara ulaşmak için hemen tıklayın

Inscreva-se na
Trilha da Gestante Gestavida

e receba conteúdos
feitos para você