Minha primeira filha nasceu com 40 semanas e 1 dia. E eu fazendo acompanhamento online com a Paula pensava: essa vai nascer antes das 40 semanas!

As 40 semanas chegaram e nenhum sinal. Nada. A obstetra já tinha descolado a membrana na consulta de 39 semanas e descolou novamente na de 40 semanas, quarta-feira (25/11). Ansiedade aumentando e o medo de ter que induzir ou acabar numa cesárea.

Nesse mesmo dia tive aula on-line com a Paula e ela percebeu o quão ansiosa eu estava, e me acalmou. Fizemos bastante exercício e 1h depois que terminamos a aula o tampão começou a sair. Agora vai! Comecei a tomar chá hot, agachava em casa, andava de cócoras e nenhum sinal.

Sexta-feira, dia de Nossa Senhora das Graças e eu estava com 40 semanas e 2 dias. Pensei: é hoje! Fiquei em oração e NADA.

Minha primeira filha nasceu de parto normal (com analgesia e uso de fórceps) e eu tinha total certeza que com a segunda ia ser mais tranquilo e ainda falava com meu marido: se eu pedir epidural na fase de transição voce não deixa! Hahahahha. Porque dessa vez eu estava muito mais preparada, informada e fazendo tudo que podia pra ter o meu segundo normal, e talvez um sonhado parto a jato.

Deu sábado, e eu estava mais tranquila, e sem sinais. Na segunda tinha consulta com a obstetra.

Fiquei de olho na lua, e sabia que segunda-feira mudava para lua cheia.. Deu domingo e tudo bem. Comecei a ver stories do Gestavida e de uma amiga doula com alguns bebês vindo e confiando que a minha pequena também viria na mudança da lua.

Na consulta da segunda já cheguei com a obstetra dizendo que Luisa seria igual a irmã, passando das 40 semanas. Falei com a médica que queria outro descolamento de membrana, pra ela fazer com vontade rsss.. e ela fez! Uiii.. e aí o plano se eu não entrasse em TP até quarta (que completaria 41 semanas) era: ultrassom na terça pra avaliar a bebê e na quarta indução com ocitocina.

Logo depois que sai da consulta comecei com cólicas e falei pro marido que dessa vez ia funcionar.

Fui ao shopping ainda com meu pai e no supermercado.. e as cólicas ali. Meu pai e meu marido saíram pra uma caminhada no bairro e eu falei: leva o celular que qualquer coisa eu ligo. E fui deitar pra descansar um pouco pós almoço e pra me preparar caso ela viesse.

Deitei e as cólicas viraram contrações.. se já eram contrações antes não percebi. As 15h tentei dormir mas aquela dorzinha não me deixava. Cochilei uns minutinhos e despertei achando que era hora de abrir o aplicativo e contar o tempo. Era 1 contração de no máximo 45 segundos a cada 10min.

Eles chegaram da caminhada e fomos buscar minha filha na creche as 16:30h. E já avisei pra eles que quando chegasse em casa ia ligar pro hospital pra dizer que estaríamos a caminho, como a médica orientou.

Já estava tudo pronto, avisei o marido pra não esquecer meus absorventes que estavam no congelador e o bebê conforto.

Foi só eu voltar, colocar as coisas no carro e sair. Trânsito até o hospital e as contrações já vinham a cada 5 minutos.

Quando cheguei a enfermeira veio, fez um milhão de perguntas, a residente veio fazer o toque e estava com 5cm. Pensei: só 5?! Vai demorar uma eternidade pra dilatar.. Era por volta de 18:40h.

As contrações apertaram e comecei a vocalizar pra controlar a dor. No intervalo fazia os exercícios que a Paula tinha orientado. Fui para o quarto e pedi meu marido pra ir comigo pro chuveiro. Fiquei uns 30min com água quente correndo e ajudou muito com a dor (com a primeira gravidez a água batia e piorava a dor).

Sai do chuveiro pra bola de pilates e pedi o gás (óxido nitroso ou gás do riso - aqui no Canadá usa muito). Inalei umas 10 vezes e a dor aumentou mais ainda.

Pedi a enfermeira se podia receber fentanil. Ela chamou a obstetra, e eu achando que ainda estava com uns 7cm. “Temos 9,5cm, vc tá quase lá, vamos romper a bolsa e ela vai nascer”.

Nessa hora eu só falei ok, ela rompeu a bolsa e não deu 1min, veio uma contração que não acabava, o puxo, uma dor do outro muito.. tudo junto e alucinante.

Só lembro de fechar o olho, gritar muito e fazer força. Senti o círculo de fogo, a cabecinha saiu. Deu uma aliviada na dor, e nisso meu marido no meu ouvido “calma, respira”.. aquela voz repetindo um milhão de vezes a mesma coisa e eu só queria fazer força, respirar era a última coisa que ia lembrar.

Outra contração, senti aquele esvaziar da barriga e ela veio pra mim! Minha Luisa chorando.. quentinha! Que loucura! Meu marido disse que me ouviram gritar duas cidades depois hahahahah.

A médica virou e disse que quase não deu tempo de colocar a luva. Tive uma laceração de grau 2. Logo a placenta saiu. E ficamos nós duas aproveitando nossa hora ouro com o papai do nosso lado.

Nunca pensei que seria capaz de controlar a dor do jeito que consegui, muito menos que teria meu tão sonhado parto a jato (pensava que seria muito sortuda se acontecesse).

À Paula toda gratidão do mundo pelos nossos encontros e por ter me acalmado quando precisei. E a Thaís por ter torcido e acompanhado um pouquinho do processo.

Equipe Gestavida vcs são demais! Abençoadas as grávidas que tem a oportunidade de passar por suas orientações e acessar todo esse mundo de informações que vcs proporcionam.

Meu segundo parto foi muito diferente do primeiro, apesar dos dois terem sido normais.

Informação gera confiança. E não tem nada melhor do que acreditar que somos capazes de fazer o que nascemos pra fazer.

Obrigada por tudo!

Um bjo para as futuras mamães, vcs conseguem!

Ass: Carolina Vescovi

Faça como a Carolina, conheça todos os caminhos que seu parto pode seguir e saiba fazer escolhas assertivas para ter uma ótima experiência.

R$380,00

Acesso ao
Curso de Preparação para o Parto

QUERO ME INSCREVER AGORA Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta (em até 7 dias).