(27) 3045-7773 | 99743-6786

contato@gestavida.com.br

Polyana

 

Meu nome é Polyana e fui agraciada por Deus com o Lucca no dia 16/08.

Foi numa tarde ensolarada de sexta que decidimos q pararia o anticoncepcional, numa manhã nublada de domingo que o Zica me fez decidir voltar atrás na próxima menstruação e 2 meses depois que descobri que já não estava mais no controle da situação.. Na noite de Natal, a vinda do Lucca foi anunciada com a mesma alegria com que se comemorava o Aniversariante do dia.

Foram 9 meses serenos, sem os temidos sintomas gestacionais, a decisão pelo parto normal ja tinha sido ratificada anos antes diante das centenas de partos conduzidos por mim e pelo meu marido na Amazônia ao longo de um ano.

Restava esperar por ele. No dia 15/08 as 7:40 rompeu minha bolsa, sem alarde, comuniquei ao meu marido, arrumei a casa q deveria receber visitas na minha ausência e procurei a minha medica.

Estava com dinâmica uterina começando a engrenar, 4 cm, colo centralizado, mole, porem longo - o q me gerou espanto ja q era considerado fino desde as 36 sem, mas para trabalho de parto ainda estava longo. Almoço e risadas em família, um descanso no fim de tarde e la fui ao encontro das duas mulheres q fariam diferença em minha vida: Letícia e Chiara.

Lá fomos nós marcha, agacha, o chuveiro ao som de uma canção oportuna e a discussão da existência me fizeram chorar emocionada. 6 cm, colo longo.

Escada abaixo, escada acima e as maos generosas do meu marido e da Le se revezavam no conforto impensável das contrações :7 cm, colo longo.

Já não podia mais andar, a analgesia, antes recusada, tornou-se a esperança de restituir-me o fôlego e afinar o colo.

O Brasil ganhava o Ouro nas Olimpíadas mas a minha medalha ainda teria q ser conquistada. Não havia tempo para cochilo, maos dadas partimos eu e Le madrugada e corredores afora, mais uma hora: 8 cm, 18 horas de bolsa rota e a ameaça mais próxima da cesárea. Aquelas palavras soaram como um acorde fora do tom da minha sonata, os olhos marejados do meu marido anunciavam o fim próximo da linha, nas palavras medidas da Dra. Chiara, a compaixão do juiz ao proferir a sentença.

A exaustão física, a sonolência da analgesia - um inimigo novo com o qual não esperava lutar... Restava uma hora e as mãos q me ergueram da maca me deram força para resistir.

Lê me olhou nos olhos e me disse que havia tempo, q chamasse pelo meu bebê q eu nao lutava só mas com ele ao meu lado. 40 min depois de dezenas de contrações e lágrimas de um coração apertado ... 10 cm, bebê alto!

Ergui-me como pude da maca, ânimo restabelecido pela boa notícia, de pé sustentada pela Lê, o bebê desceu em minutos.

20 horas de bolsa rota, 10 horas de fase ativa de trabalho de parto e diante de uma plateia de amor formada pelo meu marido, minha mãe, irmã e minha sogra, Lucca nasceu 8 contrações após coroar pq decidiu vir ao mundo com a mãozinha no rosto como quem assiste serenamente a um lindo final feliz!

Obs: Se eu pudesse fazer algo diferente, tentaria trabalhar melhor a idéia da Cesárea. Mesmo desejando muito o parto normal acho que precisamos preparar a cabeça e o coração pra isso porque não desejo que vocês sintam o que eu senti diante dessa possibilidade que não é o fim do mundo mas pra mim, naquele momento, era como se fosse. Trabalhem isso!

Gesta Vida

 

Em 2009 surgiu o Programa GestaVida, um plano de exercícios específicos para gestantes, orientações e acompanhamentos no parto como Doula, independente da via de parto.

De lá pra cá, o projeto conquistou a confiança de mais de 500 gestantes que reconhecem que os exercícios são uma oportunidade para viverem uma gestação saudável e ativa, com informação e orientação.

 

 

 

Fale Conosco

27 3045-7773  / 27 99743-6786

contato@gestavida.com.br

 

Copyright @  2016 Gesta Vida. Todos os direitos reservados