(27) 3045-7773 | 99743-6786

contato@gestavida.com.br

Nossos Serviços

Exercícios para gestantes

 

Exercícios específicos para gestantes a partir de 13 semanas ou conforme orientação médica.

Nossas aulas, com duração de 45 a 50 minutos, mesclam exercícios de yoga, pilates e fisioterapia com o objetivo de preparar o corpo para as demandas impostas pela gestação, parto e pós-parto promovendo saúde e bem estar. As gestantes que participam do nosso programa participam ainda do programa gestavida vantagens que oferece diversos descontos exclusivos às gestantes Gestavida.

Acompanhamento de parto (Doula)

 

Acompanhamento por profissional fisioterapeuta especialista em saúde da mulher durante o trabalho de parto e parto, orientando os exercícios e ações que contribuirão para o controle físico e emocional da parturiente independente da escolha da via de nascimento, seja parto normal ou cesárea humanizada.

Drenagem linfática

 

Realizada por profissional devidamente habilitada que utiliza técnicas e movimentos específicos objetiva melhorar a circulação linfática e sanguínea eliminando toxinas e diminuindo a retenção líquida, além de ativar a oxigenação celular e nutrição dos tecidos. No período gestacional auxilia na diminuição do edema, comum neste período.

 Massagem relaxante

 

Acalmar o corpo é acalmar a mente, e uma das maneiras de se obter isso, é através da massagem terapêutica relaxante, que proporciona o relaxamento e o alívio do stress e das dores. Através de manobras terapêuticas específicas como amassamento, deslizamentos e percussões, promove a melhora na circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, remove substâncias tóxicas das células prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.

Terapia manual para alívio de dor

 

Utiliza uma série de técnicas que objetivam promover um reequilíbrio músculo-articular das áreas do corpo mais sobrecarregadas na gestação minimizando assim as queixas de dores e desconfortos comuns neste período.

Indicações: dor lombar, dor no piriforme, dor na sínfise púbica, síndrome do túnel do carpo, dor torácica, e demais dores que podem acometer a gestante.

Preparação perineal para o parto

 

Objetiva orientar as gestantes e seus parceiros quanto à consciência, força e elasticidade da musculatura perineal. A preparação conta com avaliação especializada da musculatura, orientação quanto aos exercícios de fortalecimento e relaxamento perineal e o uso de técnicas de alongamento perineal, como a massagem perineal e o epi-no que devem ser iniciados após 34 semanas de gestação. A massagem perineal e o uso do epi-no ajudam a alongar e suavizar os tecidos perineais, aumentam a elasticidade do períneo e ajudam a mulher a se familiarizar com a sensação de alongamento que acontece no momento do parto, permitindo que ela aprenda a relaxar mais esta área.

Tratamento de diástase

 

A diástase da musculatura do reto abdominal consiste na separação das duas porções do músculo mais superficial da parede abdominal, chamado de músculo reto abdominal. Algumas mulheres apresentam uma fragilidade desse tecido e na gravidez com o aumento da pressão própria do período, acabam tendo essa separação. A fragilidade dessa área no pós-parto pode levar queixas de dor nas costas e um volume abdominal que não regride mesmo após a perda de peso. A fisioterapia tem um papel de importância no tratamento dessa disfunção com o uso de uso de aparelhos específicos, exercícios de fortalecimento, controle postural, técnicas de respiração e uso de faixas de contenção.

Acupuntura

 

A acupuntura no período gestacional auxilia no equilíbrio energético da gestante, tonifica os órgãos, ativa as energias e equilibra o corpo como um todo. Saudável e fortalecida, a mulher tende a ter uma gestação mais tranqüila, sofre menos desgaste e gera um bebê mais saudável, tendo ainda mais possibilidade para um parto normal.

Indicações: enjôo persistente, dor lombar e nas pernas, indisposição, alteração do sono, indisposição, inchaço e edema, ansiedade, hipertensão ou hipotensão arterial, depressão, riscos de aborto,virar o bebê para posição cefálica, indução ao parto.

Reabilitação perineal

 

As mudanças hormonais e biomecânicas da gestação são uma das causas das disfunções perineais, ou seja, o simples fato de ficar grávida já é uma causa não importando se passou por uma cesárea ou parto normal. Assim, após 40 dias de pós-parto todas as mulheres podem e devem passar por uma avaliação perineal. Nesta avaliação observará a força, a consciência da musculatura, se há presença de pontos dolorosos, e como está a recuperação da musculatura. Após podem ser orientado o uso de exercícios e aparelhos específicos a fim de melhorar a função dessa área.

Aula de parto

 

Ministrada para casais a partir de 36 semanas. Esta aula funciona como um treinamento para o grande dia. Os casais terão noções da fisiologia do parto, fases do trabalho de parto (fase latente --> fase ativa --> período de transição --> período expulsivo e saída da placenta) e o que fazer em cada uma delas. O acompanhante também aprenderá como ajudar a gestante com massagens e exercícios específicos.

Fisioterapia uroginecológica

 

Atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais, contribuindo para o bem estar físico e social de mulheres e homens que são acometidos por essas disfunções. É uma modalidade que trabalha através da reeducação  funcional  do assoalho pélvico, na prevenção e no tratamento das diversas disfunções que podem acometer tanto homens quanto mulheres, sendo jovens ou idosos. É um tratamento individual, simples e seguro que engloba técnicas de fortalecimento e treinamento da musculatura do assoalho pélvico, além de técnicas de reeducação miccional, controle postural e melhora da consciência corporal. São utilizados recursos como o bioofeedback, eletroestimulação, exercícios perineais, ginástica hipopressiva, técnicas comportamentais, reorganização corporal entre outros.

Indicações: Dispaneuria (dores no momento da relação sexual), anorgasmia (falta de orgasmo), vaginismo (dificuldade de relaxamento da musculatura vaginal e mesmo da libido), incontinência urinária e fecal, prolapsos

Exercício mãe-bebê

 

Retornar a praticar o exercício com um bebê pequeno pode se tornar uma missão quase impossível para maioria das mulheres. Pensando nisso criamos essa aula divertida e irreverente que utiliza o peso dos bebês como resistência aos movimentos.  A aula oferece benefícios para ambos como o fortalecimento, alongamento, alívio de dores, desenvolvimento do bebê, melhora do sono e aumento do vínculo entre ambos.

Gesta Vida

 

Em 2009 surgiu o Programa GestaVida, um plano de exercícios específicos para gestantes, orientações e acompanhamentos no parto como Doula, independente da via de parto.

De lá pra cá, o projeto conquistou a confiança de mais de 500 gestantes que reconhecem que os exercícios são uma oportunidade para viverem uma gestação saudável e ativa, com informação e orientação.

 

 

 

Fale Conosco

27 3045-7773  / 27 99743-6786

contato@gestavida.com.br

 

Copyright @  2016 Gesta Vida. Todos os direitos reservados